*** em construção ***



domingo, 22 de agosto de 2010

HISTÓRIA DO MUNDO: PARTE 1 - 1981



Título original: History of the World: Part I
Direção: Mel Brooks
Roteiro: Mel Brooks
País de Origem: EUA
Gênero: Comédia
Ano de Lançamento: 1981
Duração: 91 minutos
http://www.imdb.com/title/tt0082517/ - 6.5/10


Sinopse:

O filme narra, com muita irreverência, momentos importantes da história da humanidade, passando pelo Império Romano, o que VERDADEIRAMENTE aconteceu na última ceia, as circunstâncias que envolveram a Revolução Francesa e a Inquisição espanhola, na versão de Mel Brooks.


Elenco:

Mel Brooks - Moisés / Comicus / Torquemada / Jacques
Dom DeLuise - Imperador Nero
Madeline Kahn - Imperatriz Nympho
Harvey Korman - Conde de Monet
Cloris Leachman - Madame Defarge
Ron Carey - Swiftus

Muito antes da atual moda de paródias, de Todo Mundo em Pânico (2000) a Espartalhões (2008), Mel Brooks já se especializara nesse "gênero", criando clássicos como Banzé no Oeste (1970) e O Jovem Frankenstein (1974). Em A História do Mundo, Brooks apresenta uma proposta muito mais ambiciosa, espécie de excursão por diversas eras da civilização: a Idade da Pedra, com "nossos antepassados", citação a 2001 - Uma Odisséia no Espaço e o primeiro crítico da história; o Velho Testamento; o Império Romano, com o ator Dom DeLuise como um devasso Nero; a Inquisição Espanhola, transformada em musical da Metro, com números aquáticos dignos de Esther Williams, e o próprio Brooks cantando; e a Revolução Francesa.

A solene narração, apropriada para tantas lições de história, é de Orson Welles, e o título do filme é uma brincadeira com o excesso de continuações cinematográficas em Hollywood. No final, algumas seqüências da suposta segunda parte são apresentadas, como Hitler dançando e cantando no gelo e uma brincadeira envolvendo Star Wars.

Onde encontrar: DON'T PANIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário