*** em construção ***



sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ANTES DO PÔR-DO-SOL – 2004


Título Original: Before Sunset
Direção: Richard Linklater.
Roteiro: Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan Hawke, baseado nos personagens criados por Richard Linklater e Kim Krizan
Gênero: Romance
Origem: Estados Unidos
Ano de lançamento: 2004
http://www.imdb.com/title/tt0381681/ - 8,0/10


Sinopse:

Jesse (Ethal Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conheceram por acaso em uma viagem de trem que ia de Budapeste a Viena, passando o dia juntos e se separando no início do dia seguinte. Nove anos depois eles se reencontram. Jesse agora é um conhecido escritor, enquanto que Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente.


Elenco:

Ethan Hawke - Jesse
Julie Delpy - Celine
Diabolo - Philippe
Louise Lemoine Torres - jornalista
Rodolphe Pauly - jornalista
Vernon Dobtcheff - dono da livraria
Mariane Plasteig - garçonete


Ao final do primeiro filme, os atores expressaram a Richard Linklater e a Kim Krizan a vontade de fazer uma continuação. Durante nove anos, os quatro ficaram se correspondendo por email, falando por telefone e, às vezes, se encontrando pessoalmente. Assim, as idéias foram sendo expostas, e foram amadurecendo, até tomarem a forma de um roteiro, que foi inclusive indicado ao Oscar.

Ao contrário do primeiro filme, que, em pouco menos de duas horas, mostrava o entardecer, a noite, a madrugada e o comecinho da manhã, Antes do Pôr-do-Sol se passa em tempo real, e cada minuto de filme equivale a um minuto no "tempo do filme".

Outra curiosidade foi que o tempo que consta no filme que os personagens não se viam (nove anos), foi também o tempo de intervalo entre um filme e outro.

O homem e a mulher com quem a personagem Celine (Julie Delpy) conversa no pátio do prédio são os pais da atriz na vida real: Albert Delpy e Marie Pillet.

Em uma cena, Celine diz à Jesse: "Você é do signo de escorpião, e eu sou sagitariana. Logo, nos damos bem". Estes são os signos dos atores na vida real.

Julie Delpy compôs e deu voz a três canções da trilha sonora.

A música que os personagens escutam no apartamento de Celine é "Just in Time" do CD duplo "The Tomato Collection", de Nina Simone.

Uma das melhores cenas do filme é logo no início, quando Jesse está numa livraria de Paris promovendo seu livro, baseado na sua história com Celine. Um dos jornalistas presentes pergunta porque deixou o final tão vago e se não pode explicar como acaba a história:

"Acho que a forma de responder isso é um teste que mostra se você é romântico ou cínico.
Você acha que eles se encontram, certo?
E você, com certeza, não.
E você espera que sim, mas não tem certeza. Por isso, perguntou.
Como meu avô diria...
Responder isso acabaria com o suspense".



“Uma esperada (e necessária!) seqüência de um dos melhores romances dos anos 90. Se os personagens estão mais velhos, eles são mais experientes, têm mais histórias para contar e suas opiniões estão muito mais definidas do que quando eram simples adolescentes. Se é de dia, a fotografia de Lee Daniel é espetacular e dá um brilho todo especial à Paris - a cidade já é bela por natureza, mas, com o amarelado de um pôr-do-sol bem captado pela câmera, fica ainda mais espetacular. E se os personagens já se conhecem, eles não estão mais se apaixonando um pelo outro, e sim se re-descobrindo, discutindo antigos sentimentos, e, na seqüência mais forte do longa, desabafando novas sensações.
Se o sentimento é todo descarregado apenas no final, pode-se dizer que ele faz valer a pena por causa de dois momentos em particular: a música que Julie Delpy canta e o final, que foge totalmente do óbvio ...
O primeiro mostrava com perfeição como surge a paixão entre duas pessoas. Pois bem, espere para ver o que este filme reserva para você.” - Rodrigo Cunha

Os dois filmes, Antes do Amanhecer e Antes do Por-do-sol, são ótimos e tenho esperança de que venha uma terceira parte, que é cogitada pelo diretor e pela julie delpy. Quando eu indico este filme a alguém, sempre me perguntam: _ o que acontece de tão bom neste filme? _ eles conversam! _ mas eles passam o filme inteiro conversando? _ sim, o filme inteiro.
Este é o filme indicado para os que acham que falta diálogos saborosos em filmes românticos, acompanhado das mais belas cenas da europa e protagonizado pelo casal mais convincente que já ví no cinema.” – Reinaldo Queiroz

Onde encontrar: DON'T PANIC / CINE GRÁTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário