*** em construção ***



sexta-feira, 3 de setembro de 2010

THE COURAGEOUS HEART OF IRENA SENDLER (TV) – 2009


Título Original: The Courageous Heart of Irena Sendler
Direção: John Kent Harrison
Roteiro: John Kent Harrison, Lawrence Spagnola
Gênero: Biografia/ Drama
Origem: EUA
Ano de lançamento: 2009
Música: Jan A.P. Kaczmarek
http://www.imdb.com/title/tt1010278/ - 7.1/10


Sinopse:

Baseado na história real de Irena Sendler, assistente social polonesa que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia, e as enviando para o seio de famílias católicas, orfanatos e conventos, sendo presa e torturada pelos nazistas.


Elenco:

Anna Paquin - Irena Sendler
Michelle Dockery - Ewa Rozenfeld
Iddo Goldberg - Jakub Rozenfeld
Scott Handy - Michal Laski
Marcia Gay Harden - Janina Krzyzanowska
Janis Kangaroo - Jewish Folk
Leigh Lawson - Rabbi Rozenfeld
Jerzy Nowak - Elderey Rabbi
Krzysztof Pieczynski - Dr. Janusz Korczak
Goran Visnjic - Stefan


Irena Sendler

Irena Sendler conseguiu resgatar mais de 2.500 crianças judias por vários meios: começou a recolhê-las em ambulâncias como vítimas de tifo, mas logo se valia de todo o tipo de subterfúgios que servissem para os esconder, sacos, cestos de lixo, caixas de ferramentas, carregamentos de mercadorias, sacas de batatas, caixões... nas suas mãos qualquer elemento transformava-se numa via de fuga. Foi descoberta pelos nazistas e em 1943 foi presa pela Gestapo e brutalmente torturada.

Irena, a única que sabia os nomes e moradas das famílias que albergavam crianças judias, suportou a tortura e negou-se a trair seus colaboradores ou as crianças ocultas. Quebraram-lhe os ossos dos pés e das pernas, mas não conseguiram quebrar a sua determinação. Foi condenada à morte mas escapou com a ajuda dos membros da Żegota.

Irena mantinha registros com os nomes de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto guardados num frasco de vidro. Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir as familias. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais, Irena ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos.

Nascida a 15 de Fevereiro de 1910, Irena permaneceu relativamente desconhecida na Polônia, à imagem de Oskar Schindler, que morreu na pobreza, mas foi imortalizado no cinema pelo realizador Steven Spielberg em "A Lista de Schindler".

Irena Sendler viveu até os 98 anos de idade.


"É por isso que eu adoro atuar. Eu pude fazer parte desta incrível história sobre uma jovem que pôde fazer tanta coisa. Ela é tão corajosa e tão forte, é incrivelmente impressionante." – Anna Paquin


Onde encontrar: DON'T PANIC / CINE GRÁTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário