*** em construção ***



sexta-feira, 3 de setembro de 2010

NARCISO NEGRO – 1947

Título Original: Black Narcissus
Direção: Michael Powell / Emeric Pressburger
Roteiro: Michael Powell / Emeric Pressburger - baseado na Novela de: Rumer Godden
Gênero: Drama
Origem: Inglaterra
Ano de Lançamento: 1947
Música: Brian Easdale
Fotografia: Jack Cardiff
IMDB 8.0 / 10


Sinopse:

Atormentados por incertezas e desejos proibidos, cinco freiras, guiadas pela irmã Clodagh (Deborah Kerr), lutam para estabelecer uma escola na desolação do Himalaia. Os elementos da arte cinematográfica estão perfeitamente fundidos pelos diretores Michael Powell e Emeric Pressburger (de Sapatinhos Vermelhos), num fascinante drama sobre o antigo conflito entre o espírito e a carne, em grandiosa locação e com magistral fotografia colorida de Jack Cardiff, Narciso Negro é até hoje saudado como um dos mais refinados e eróticos filmes já feitos. Um clássico do cinema.



Elenco:
Deborah Kerr.......Irmã Clodagh
Flora Robson.......Irmã Philippa
David Farrar.......Sr. Dean
Jean Simmons.......Kanchi
Sabu...............O jovem General Dilip Rai
Esmond Knight......O velho General
Nancy Roberts......Madre Dorothea
Kathleen Byron.....Irmã Ruth
Judith Furse.......Irmã Briony
Jenny Laird........Irmã 'Honey' Blanche
May Hallatt........Angu Ayah
Eddie Whaley Jr....Joseph Anthony, o jovem intérprete

Sobre:

Baseado no popular romance homônimo da escritora inglesa, Rumer Godden,"Narciso Negro" é um excelente drama do cinema britânico. Escrito, produzido e dirigido pela dupla Michael Powell e Emeric Pressburger, sua trama fala de um grupo de freiras anglicanas que recebe a difícil missão de instalar um convento no topo de uma montanha no Himalaia, oferecendo escola e enfermaria às crianças da região.

Além do ótimo trabalho apresentado pela dupla de cineastas, "Narciso Negro" conta com as magníficas contribuições do fotógrafo Jack Cardiff e do designer Alfred Junge, ambos agraciados com o prêmio maior da Academia Cinematográfica de Hollywood. A fotografia de Cardiff é, sem dúvida alguma, uma das mais belas em tecnicólor já apresentadas pelo cinema.

Merecem ainda ser destacados o figurino, assinado por Hein Heckroth, e as atuações de Deborah Kerr, Kathleen Byron, Flora Robson e Jean Simmons.


Onde encontrar: CINE-CULT-CLASSIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário