*** em construção ***



sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O TERCEIRO TIRO - 1955



Título Original: The Trouble with Harry
Direção: Alfred Hitchcock
Produção: Alfred Hitchcock
Roteiro: John Michael Hayes, baseado em novela de Jack Trevor
Gênero: Comédia/Suspense
Origem: EUA
Ano lançamento: 1955
Música: Bernard Herrmann
Fotografia: Robert Burks
http://www.imdb.com/title/tt0048750/ - 7.2/10


Sinopse:

Em uma pequena cidade do estado de New England, um capitão aposentado encontra um homem morto que acredita ter acertado enquanto caçava coelhos. Na tentativa de ocultar o cadáver, acaba envolvendo os vizinhos em um complicado e divertido plano para despistar a autoridade local.



Elenco:

Shirley MacLaine - Jennifer Rogers
Edmund Gwenn - Capitão Albert Wiles
John Forsythe - Sam Marlowe
Mildred Natwick - Srta. Ivy Gravely
Mildred Dunnock - Sra. Wiggs
Jerry Mathers - Arnie Rogers
Royal Dano – assistente de xerife Calvis Wiggs
Dwight Marfield - Dr. Greenbow
Ernest Curt - Bach Ellis
Philip Truex - Harry Worp
Leslie Wolff - crítico de arte
Parker Fennelly - o milionário
Alfred Hitchcock - transeunte que passa defronte ao empório da Sra. Wiggs


O Terceiro Tiro é uma pequena obra-prima do humor negro. Produzido e dirigido pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock, o filme gira em torno de um homem morto que é encontrado numa colina, de três pessoas que individualmente acreditam ser responsáveis por sua morte, e de um amigo que tenta ajudá-las.

Com sua rara habilidade, Hitchcock parte de um roteiro simples, mas muito bem construído, para prender o espectador até a última cena, principalmente pelas reviravoltas que se sucedem a todo instante. Seu trabalho é realçado pela fotografia de Robert Burks, que capta muito bem as belezas naturais do interior de Vermont, por uma excelente trilha sonora e por magníficas interpretações de todo o seu elenco.

O Terceiro Tiro era um dos filmes preferidos de Hitchcock, que considerava divertida a indiferença das personagens perante o cadáver, pois todos agem de forma completamente calma, como se nada demais houvesse acontecido.

O quarteto principal é brilhante. Destaque para Shirley MacLaine, que fazia sua primeira aparição em um longa-metragem com uma atuação incrível, que lhe valeu uma indicação ao Prêmio de melhor atriz estrangeira da Academia Britânica de Cinema, sem falar no carisma gigantesco que ela passa através da tela.
É também a primeira trilha sonora (excepcional) de Bernard Herrmann para o diretor.

O Terceiro Tiro é um ótimo trabalho de Alfred Hitchcock, ainda com um mistério e um assassinato, porém dessa vez contado de forma cômica. É um trabalho quase desconhecido do grande público, que merece ser assistido. Um filme simples, mas inesquecível por causa da perfeição dos detalhes.


Onde encontrar: DON'T PANIC / CINE GRÁTIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário